ESTAS PALAVRAS ESTARÃO NO TEU CORAÇÃO

Deuteronômio 6:6
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração”.

Deuteronômio 11: 8, 13, 18, 19
v.8. “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis”.

v.13. “Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o Senhor, vosso Deus, e de servi-lo de todo o vosso coração e toda a vossa alma”. V. 14 "Eu te abençoarei..."

v.18. “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos”.

v.19. “Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos”.  (ref. 6.7)

Cenário do Texto:

Era o fim da linha para Moisés. O Senhor não permitiu que ele entrasse na terra prometida. Neste momento importante para vida do povo de Israel, Moisés trás à memória os feitos do Senhor em favor do povo durante a caminhada, desde a saída do Egito até o momento de estar à margem do Rio Jordão antes de tomar a terra prometida, quando Josué é o escolhido para continuar na liderança do povo de Israel.

No texto de Deuteronômio; Moisés faz recordações das leis do Senhor e exorta o povo sobre o compromisso de obedecer a Palavra do Senhor e ensiná-las às gerações de seus filhos.

Alguns modelos da Bíblia através da história: Pedra (As leis escritas pelo próprio Deus); Escritas em Pergaminhos e Papiros.

E HOJE:
Afirmo que neste tempo a Bíblia é um livro muito popular: Há Bíblias preparadas para as crianças, preparadas com linguagens para adolescentes e jovens.

Encontramos também as Chamadas Bíblias personalizadas como: “A Bíblia da Mulher”; “A Bíblia do Pregador”; “A Bíblia do Líder”, etc. Além das múltiplas versões e bíblias com comentários, próprias para os estudantes da bíblia.

E neste tempo, estamos vivendo a era da mídia que se multiplica e você poderá ler a sua Bíblia nos celulares (Smartphone); nos tabletes; além das Bíblias gravadas em áudio mp3, com a qualidade da voz de Cid Moreira, por exemplo!

Destaques do texto: Deut. 11 v.8. “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno...” v.13. “Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno...” v.19. Ensinai-asa vossos filhos...”

Três verbos que expressam o nosso compromisso diante da Palavra – “A Bíblia”: Guardar... Obedecer... Ensinar!

As Palavras da Bíblia estarão no teu coração:

1. Para firmeza e forças espirituais. Dt. 11.8. “Para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis”

2. Para longitude das nossas vidas. É a bênção do Senhor prometida aos fieis e obedientes. Dt. 11.9. “Para que prolongueis os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

3. Para usufruir das bênçãos prometidas. Dt. 11.14, 15. Há uma lista de promessas que o Senhor destinou ao seu povo caso fossem obedientes à Sua Palavra.

4. Para servir unicamente ao SenhorDt. 11.16. “Guardai-vos, não suceda que o vosso coração se engane, e vos desvieis e sirvais a outros deuses...”

5. Para alcançar livramento da Ira do Senhor. “Irá”, deve ser entendido como o Juízo do Senhor sobre os desobedientes. Dt. 11.17. “Guardai-vos... para que a ira do Senhor se acenda sobre vos outros...”

6. Para ser ensinada aos nossos filhos e gerações futuras. Dt.11.19. “Ensinai-as a vossos filhos, falando dela assentado em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos e levantando-vos”.

7. Para achegar-se mais perto do SenhorDt. 11.22. “Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que vos ordeno para os guardardes, amando o Senhor, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a Ele vos achegardes...”

ALERTA
A Palavra do Senhor a Bíblia apresenta-nos os dois caminhos “Benção e Maldição”. Dt. 11.26-30.

“Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes”. (Dt. 11:26-28).

Obediência à Palavra de Deus precisa ser uma continuidade na vida do povo de Deus

“Pois ides passar o Jordão para entrardes e possuirdes a terra que vos dá o Senhor, vosso Deus; possuí-la-eis e nela habitareis. Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos que eu, hje, vos prescrevo”. (Dt. 11:21, 22).

APLICAÇÃO - As Palavras do Senhor precisam estar no nosso coração, para que possamosguardá-la, para que     tenhamos prontidão em obedecê-la, e para que sejamos capacitados em ensiná-la aos nossos filhos e às gerações futuras.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB