O PECADO ENGANA E DESTRÓI

Jeremias 17

Jeremias exerceu o seu ministério profético de 626 a 586 a. C. Foram nos dias dos Reis: Josias, Jeoaquim, Jaconias e Zedequias. O propósito profético de Jeremias era anunciar o Juízo do Senhor, por causa da desobediência do povo às revelações do Senhor, para Israel.

O Pecado, principalmente da desobediência, esteve sempre presente na experiência do povo escolhido de Israel! Daí por diversas ocasiões, o Senhor levantava um Profeta para avisar quanto ao pecado e sua consequência, e que por causa disto eram réus do juízo divino.

Hoje temos a Palavra do Senhor, que é a voz profética do Senhor ao seu povo, e nela encontramos as revelações da vontade do Senhor para sua Igreja e seus servos. Ele usa os seus pregadores, que fazem às vezes dos profetas do passado, que recebem a Palavra como fonte suficiente da revelação divina, e a transmite ao povo: A vontade de Deus, a necessidade de serem obedientes, as causas das desobediências, e o juízo do Senhor para os desobedientes. E que precisa de arrependimento e perdão para manter sua comunhão com o Senhor.

Parece que muitos crentes hoje, agem como se não devessem obediências a Deus, é como se estivessem isentos do juízo divino! Puro engano! Todos os crentes precisam obedecer as Palavras reveladas nas Escrituras como ela está anunciada, ao contrario sofrerão as correções, e até o juízo do Senhor!

A Bíblia diz que o Senhor corrige os seus servos, porque Ele os ama!

“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita (castiga) a todo que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como filhos. Pois qual o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai das nossas almas, e viveremos?... mas isto é para nosso proveito, para sermos participante da sua santidade” (Hebreus 12:5-10).

Não pode nos faltar a consciência de que o pecado engana e destrói, vejamos, à luz do texto de Jeremias 17, como ele se manifesta:


1.   O Pecado da Adoração aos Ídolos (Versos 1-4).

17.1   O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares. 17.2   Seus filhos se lembram dos seus altares e dos seus postes-ídolos junto às árvores frondosas, sobre os altos outeiros. 17.3   Ó monte do campo, os teus bens e todos os teus tesouros darei por presa, como também os teus altos por causa do pecado, em todos os teus territórios! 17.4   Assim, por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que não conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.

2.   O Pecado de confiar em homens e desprezar a Deus (Versos: 5-6 e 7-8).

17.5   Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! 17.6   Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

17.7   Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. 17.8   Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.

3.   O Pecado do Engano do Coração (Versos 9-10).

17.9. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 17.10   Eu, o SENHOR esquadrinha o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

4.   O Pecado da Avareza (Verso 11)

17.11. Como a perdiz que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias, as deixará e no seu fim será insensato.

5.   O Pecado de Abandonar o Senhor (Verso 13)

17.13. Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.

6.   O Pecado da Perseguição aos Profetas de Deus (Verso 18)

17.18. Sejam envergonhados os que me perseguem, e não seja eu envergonhado; assombrem-se eles, e não me assombre eu; traze sobre eles o dia do mal e destrói-os com dobrada destruição.

7.   O Pecado de não dá ouvidos à Palavra do Profeta de Deus (Versos 23).

17.23. Mas não atenderam, não inclinaram os ouvidos; antes, endureceram a cerviz, para não me ouvirem, para não receberem disciplina.

8.   O Pecado da profanação do Dia do Senhor (Versos 19-27)

17.19   Assim me disse o SENHOR: Vai, põe-te à porta dos filhos do povo, pela qual entram e saem os reis de Judá, como também a todas as portas de Jerusalém,

17.20   e dize-lhes: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, reis de Judá, e toda a Judá, e todos os moradores de Jerusalém que entrais por estas portas.

17.21   Assim diz o SENHOR: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis cargas no dia de sábado (No dia do Senhor), nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;

17.22   não tireis cargas de vossa casa no dia de sábado (No dia do Senhor), nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como ordenei a vossos pais.

17.23   Mas não atenderam, não inclinaram os ouvidos; antes, endureceram a cerviz, para não me ouvirem, para não receberem disciplina.

17.24   Se, deveras, me ouvirdes, diz o SENHOR, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado (No dia do Senhor), e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma,

17.25   então, pelas portas desta cidade entrarão reis e príncipes, que se assentarão no trono de Davi, andando em carros e montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será para sempre habitada.

17.26   Virão das cidades de Judá e dos contornos de Jerusalém, da terra de Benjamim, das planícies, das montanhas e do Sul, trazendo holocaustos, sacrifícios, ofertas de manjares e incenso, oferecendo igualmente sacrifícios de ações de graças na Casa do SENHOR.

17.27   Mas, se não me ouvirdes, e, por isso, não santificardes o dia de sábado (O dia do Senhor), e carregardes alguma carga, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado (No dia do Senhor), então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará.

Aplicação

Para esses pecados, temos a advertência do Senhor, de que são enganosos e destruidores.
Aos que não derem ouvidos, serão alvos do Juízo do Senhor (Verso 27).

17:27. ...Se não santificardes o dia de sábado (O dia do Senhor), e carregardes alguma carga, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado (No dia do Senhor), então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará.

Tem Solução se houver arrependimento:

“No momento em que  eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir; s a tal nação SE CONVERTER DA MALDADE contra a qual falei, também, eu voltarei, e não castigarei com o castigo que pensava aplicar-lhe. E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, PARA EDIFICAR E PLANTAR. E se ele fizer o que mau perante mim E NÃO DER OUVIDOS À MINHA VOZ,então, eu aplicarei o castigo que houvera dito que faria”. (Jeremias 18:7-10).

Comentários

Postar um comentário

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO