SERVOS A SERVIÇO DO REINO

1ª Coríntios 15:58 – “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

DIA DO DIACONO BATISTA:

Os Batistas Brasileiros celebram no segundo domingo de novembro o “Dia do Diácono Batista”.


A palavra “Diácono” é uma palavra Grega que significa servo.

O Diácono não é um crente perfeito, mas se esforça a cada dia para ser um Diácono por excelência, cheio do Espírito Santo, sabedoria e fé, servindo ao Senhor com alegria.

A função do Diácono é de muita honra e de muita confiança, por isso ele deve caminhar ao lado do seu Pastor, respeitando-o, ajudando-o no desempenho do ministério pastoral, percebendo suas necessidades e promovendo a paz na igreja.

O Diácono chamado por Deus para servir, precisa ter visão do alto, para enxergar a necessidade do irmão mais humilde e também das viúvas, nunca os desprezando, cumprindo assim sua missão.

Ele deve em todo o tempo viver e praticar o amor de Deus para com todos. Precisa ser perseverante em oração e na leitura da Palavra de Deus.

Também ser responsável oferecendo o seu melhor, pois seu grande desafio é se apresentar com zelo, dedicação e de forma irrepreensível no Ministério que foi confiado pelo Senhor.

Autor: Dc. Paulo Marcos Penido da Silva
(Presidente d Associação dos  Diáconos da Convenção Carioca)

Já é convenção entender que: O Diácono, como oficial da igreja, serve a mesa dos órfãos e das viúvas, da ceia do Senhor, e a mesa do Pastor.

Mas podemos afirmar que homens e mulheres que são investidos do diaconato são “SERVOS A SERVIÇO DO REINO”.

INTRODUÇÃO:

Paulo foi um homem de Deus a quem o Senhor Jesus revelou e desvendou muita coisa a respeito do reino de Deus.

Ele recebeu bastante revelação no que concerne às coisas que o Senhor ainda tinha a fazer com sua igreja.

Paulo, como missionário cristão ele andava pregando as boas novas de Cristo e ensinando nas igrejas por onde fundava e passava muitas coisas sobre a escatologia.

Esta palavra tem como objetivo incentivar o servo de Deus a continuar firme e dedicado na obra do Senhor.

Por vezes nos encontramos servos desanimados, mas Deus quer que prossigam firmes, lembrando que vale a pena trabalhar para o Senhor.

“PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS”.

O fato de Paulo chamar os cristãos de Corinto de meus irmãos, isso fala da sua simplicidade diante da igreja de Cristo. Ele não se considerava melhor que ninguém. 

Assim é na Igreja de Jesus “Todos somos Irmãos”

“SEDE FIRMES”.

Depois de ensinar por carta aos cristãos de Corinto sobre a “parousia” de Cristo e que seremos transformados no dia do arrebatamento.

“Parousia” ou Parúsia – do grego significa “Presença de Cristo” – Que Voltará para o Julgamento Final.

Paulo envia o seu conselho na carta aos coríntios: como se devem comportar os seguidores de Cristo, enquanto aguardam o retorno do mestre.

Sedes firmes, esta é a recomendação do grande apóstolo de Cristo para os servos em serviço.

A fé dos crentes no Senhor Jesus, demonstra que eles vivem para Cristo e para o seu reino.

A recomendação é para que permaneçam naquilo que eles aprenderam, sem se desviarem do evangelho de Cristo

“E CONSTANTES”.

“Sedes firmem e constantes...”

Além de continuarem nos caminhos do reino de Deus e firmes na fé, eles deveriam continuar crescendo no conhecimento do evangelho do Senhor Jesus.

Pensamentos dúbios não poderia ter lugar na mente dos cristãos de Corinto, até porque a vida do Senhor era uma realidade, e como a igreja primitiva esperava Cristo nos seus próprios dias, o apóstolo lhes recomenda que sejam constantes em buscarem o reino de Deus em primeiro lugar, e as coisas que são de cima.

O mais importante é seguir em frente, vencendo os obstáculos.

“SEMPRE ABUNDANTES”.

Aquilo que já haviam trabalhado em prol do reino de Cristo agora era manterem-se firmes e constantes, com o intuito de avançar o máximo que puderem.

Não era momento de estagnação, pelo contrário a palavra de ordem era desenvolvimento e crescimento no labor pelo reino de Deus.

Os Judeus tentavam de todos os modos impedir o progresso do evangelho, e muito mais o império romano.

No entanto, Paulo recomenda que nada deve impedir a expansão do evangelho de Cristo, dentro e fora da comunidade cristã que estava na cidade de Corinto. 

“NA OBRA DO SENHOR”.

Como Paulo desempenhou o seu trabalho missionário.

Ele executava suas atividades na propagação do evangelho onde Cristo ainda não era conhecido.

Chegando a uma cidade procurava fazer discípulos para o reino de Cristo.

Quando percebia que já havia um bom número de convertidos, preparava lideranças locais para darem continuidade aos trabalhos de ensino da palavra de Deus, e quando isso já era realidade, ele partia para outra cidade em busca de mais convertidos para o cristianismo.

Este deve ser o verdadeiro papel dos “servos em serviço” na obra do Senhor, empenhar-se ao máximo.

Importante: A Obra que o servo desempenha “É do Senhor” – O Servo atua exclusivamente como “Mordomo, ou despenseiro” da obra.

“SABENDO QUE O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO NO SENHOR”.

A volta de Cristo é verdadeira e certa:

Além da prestação de contas, tem a função de recompensar aos que fazem por amor a obra do reino de Deus (Apocalipse 22:12).

Cristo vai galardoar a cada um segundo a sua obra (2 Coríntios 5:10).

O Trabalho dos Diáconos não será vão, quando se dedicam e entendem que o trabalho que realizam, o fazem “no Senhor” e “para o Senhor”.

Nada pior do que trabalhar em vão. Nossa vida espiritual é semelhante. Nada é de graça. Nada surge de repente. Ainda que o tentemos, não conseguimos resultados sem um trabalho dedicado. O caminho sugerido pelo Apóstolo Paulo é: trabalhar “no Senhor”. Muitos de nós trabalhamos por dever. Ou por solidariedade. Ou por esperança de reconhecimento. Ou até para termos algum lucro. O trabalho cristão, para ser útil espiritualmente, tem que ser motivado e sustentado “no Senhor”. Por que “no Senhor”, encontramos a justificação, a energia, a alegria, o estímulo de todo o nosso trabalho. Igrejas nos desapontam – o Senhor nunca nos desaponta. Irmãos podem depreciar nosso trabalho – o Senhor sempre nos anima e nos estimula. É ruim ver que nosso trabalho foi inútil. É uma benção ver que, “no Senhor”, nosso trabalho é sempre útil”. (Pr. Olavo Feijó).

O Trabalho do Servo devem ser feito com alegria.

“Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto”. (Salmos 100:2)

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. (Salmos 126:6)

Servir a Deus não pode ser um peso para quem o faz. Penso que se for pra fazer de mau humor é melhor deixar que outro o faça. O crente tem que ter a consciência de que nossa alegria vem de Deus. Servir com o mesmo entusiasmo que o leva a fazer outras coisas. 

PORTANTO:

Servos a Serviço do Reino, “os diáconos”, fazem parte de uma Rede de cuidados:

Em Atos 6, percebemos que este rede de cuidado ficou comprometida e foi a relação dos crentes de origem grega, porque as viúvas gregas não eram atendidas na distribuição.

Indo a presença dos Apóstolos, que tomando conhecimento formaram conselho para eleger 7 homens com devidas qualificações de SERVIÇOS A SERVIÇO DO REINO.

Em nossa Igreja devemos trabalhar para que haja um estado de cuidado mútuo, criando e participando de uma REDE DE CUIDADOS em que os SERVOS A SERVIÇO se colocam à disposição para amparar o seu irmão que tem alguma necessidade para ser atendida. (Ver Revista Compromisso, 4T2017, lição 7).

Que o Senhor abençoe os Diáconos Batistas do Brasil, e principalmente os que servem aqui em nossa igreja para que sejam SERVOS A SERVIÇO DO REINO, dedicados e prontos para ser útil!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB