Salmos 119 – A PALAVRA Parte III

Vs. 17-24 – A Generosidade do Senhor para com os que observam a sua Palavra.

Não há como ligar a manifestação generosa do Senhor ao fato de fazer o que quisermos, não há como perder de vista que Deus é Generoso, mas há condições para a demonstração da sua generosidade: “Para com os que observam a Sua Palavra”.

V. 17 – Para que eu Viva.
- Deus é doador da vida, em favor de todos os que observam a Sua Palavra. “Se generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua Palavra”.

V.18 – Para que eu Veja. Olhos iluminados.
- O pecado, o desconhecimento de Deus, cega os olhos dos homens.
- A Palavra ilumina. Dá luz para os olhos. Salmos 19
- Através da luz dos nossos olhos somos capazes de contemplar as maravilhas da Lei do Senhor.
- “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as Maravilhas da tua lei”.

V.19 – Para que eu Receba os Mandamentos. Eles não estão escondidos.
- O Senhor concede aos seus servos, passageiros por esta terra, tenham a oportunidade de conhecer a Palavra que revela os mandamentos.
- O Senhor as revelou aos Salvos
- “Ele não esconde de nós a Sua Palavra”.

V.20 – Para que eu seja agraciado por Sua Palavra.
- Há um anseio na alma do salvo por conhecer a Palavra do Senhor.
- O Salmista traduz este sentimento com a citação: “Consumida está a minha alma”.
- Conhecer ao Senhor e fazer a sua vontade. “a minha alma deseja intensamente, os teus mandamentos”.

V.21 – Para que eu seja corrigido. A desobediência será repreendida.
- Os soberbos, os rebeldes que se desviam são repreendidos pela Palavra do Senhor.
- A Palavra do Senhor endireita os nossos caminhos.
- São mandamentos que dão direção.
- “Tu repreendes, os soberbos e os que se desviam dos teus mandamentos”.

V.22 – Para que eu não fique desesperado. Mas em paz.
- O Conhecimento da Verdade liberta.
- A Verdade abre as portas da comunhão com Deus!
- Há paz, e alma tranquila!
- Uma oração; “Tira de sobre mim o opróbrio e o desespero, pois guardei os teus testemunhos”.

V.23 – Para que eu não seja julgado falsamente.
- Muitos entre nós nos portamos como juízes diante dos outros, em todo tempo.
- Há os que usam de falsidade, e falam de nós, com a intensão de nos tirar a estabilidade espiritual.
- “Mas os que observam os decretos do Senhor, agem com segurança”.

V.24 – Para que eu receba os seus Conselhos.
- Os testemunhos do Senhor são fontes de Conselhos.
- Para os que temem ao Senhor e atentam para os seus decretos.
- “Conselhos de Vida e não de morte”.
APLICAÇÃO
Os servos que observam a Palavra do Senhor sabem que podem contar com a generosidade e misericórdia do Senhor, que:

- Produz Vida. V.17
- Produz luz para os olhos. V.18
- Produz conhecimento da Palavra, e não está oculta. V.19
- Produz alimento para manutenção da alma. V.20
- Produz correção para o nosso endireitamento. V.21
- Produz libertação e restaura a comunhão com Deus. V.22
- Produz credibilidade para os que observam os decretos do Senhor. V.23

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO